dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/05/2024            
 
 
    
Suínos      
Probióticos na nutrição geram leitões sadios e saudáveis
Adição composto de microrganismos mantem equilíbrio da flora intestinal e melhora desempenho dos animais
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo e Pedro Zuazo
05/07/2010

Com restrições impostas por lei na utilização de promotores de crescimento, as empresas de nutrição animal buscam novas tecnologias para atender às necessidades dos criadores. Para a suinocultura, uma das alternativas encontradas é a inclusão de probiótico na ração dos leitões, um composto de microrganismos que melhora o desempenho do sistema gastrointestinal e reduz a pressão causada por patogênicos. O objetivo é promover a alimentação adequada e gerar animais mais sadios e saudáveis para o consumo humano.

A nutrição do leitão é composta por vários ingredientes nobres. Embora sejam extremamente exigentes, no início da vida os suínos não são dotados de um sistema gastrointestinal bem formado, o que impossibilita a digestão de todos os ingredientes necessários. Os principais ingredientes utilizados para contornar esse problema derivam de produtos à base de leite e soro de leite, além de proteínas de alta digestibilidade compostas de plasma, farinha de peixe e acidificantes. Na opinião de Jorge Pacheco, gerente de produtos para suínos da Guabi, esses nutrientes são fundamentais para a nutrição dos leitões.

— A ingestão realmente vem manter o equilíbrio da flora intestinal e melhora o desempenho dos animais. Possibilita que o animal eleve a digestibilidade dos nutrientes que compõem a ração e, dessa forma, garante uma melhor utilização dos mesmos. Isso gera uma aceleração dos ganhos de peso e, consequentemente, beneficia os dados zootécnicos também — explica.

Os ganhos variam de granja para granja, dependendo do manejo adotado, da pressão da infecção, dos cuidados adotados. De acordo com Pacheco, tendo como base os retornos dos criadores de suínos, o investimento de se usar o probiótico é compensado pela qualidade e segurança que são proporcionados ao alimento e aos animais.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada